Descoberta versão miniatura do rio Nilo em lua de Saturno

em 16/12/2012


Cientistas da missão Cassini da NASA descobriram o que parece ser uma miniatura extraterrestre do Rio Nilo, na lua Titã de Saturno. Este corpo líquido se estende por mais de 400 km desde sua cabeceira até o grande mar que desemboca. É a primeira vez que imagens revelaram um sistema de rios deste tamanho fora da Terra.

O cientistas deduzem que o rio, o qual fica na região do polo norte de Titã, é repleto de hidrocarbonetos líquidos, devido à sua aparência escura por toda sua extensão.

Embora haja algumas curvas curtas, a relativa retidão do vale do rio sugere que ele siga o traçado de pelo menos uma falha geológica, similar a outros grandes rios que fluem na margem sul deste mesmo mar de Titã“, disse Jani Radebaugh, membro associada da equipe de radar do Projeto Cassini, na Brigham Young University, Provo, Utah. “Tais falhas – fraturas no leito rochoso de Titã – podem não significar a presença de tectônica de chapas, como na Terra, mas ainda levam às abertura de bacias, e talvez a formação dos próprios mares gigantescos.”

Por enquanto, Titã é o único outro mundo que conhecemos com líquido estável em sua superfície. Enquanto os sistemas hidrológicos da Terra são compostos de água, em Titã os elementos são hidrocarbonetos, tais como etano e metano.

A imagem de radar foi obtida em 26 de setembro de 2012, mostra rio que flui até o mar chamado de Ligeia Mare, que em termos de tamanho está entre o Mar Cáspio e o Mediterrâneo na Terra.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

2 comentários:

  1. blog muito legal eu gostei muito adoro curiosidades ,coisas aterrorizantes etc ... eee continuem assim .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido pelo elogio...e seja sempre bem vindo Adelimar...

      Excluir

Topo