A incrível planície dos Jarros, a Stonehenge asiática

em 12/05/2013


No Laos, país asiático localizado na região chamada Indochina, a planície de Xieng Khouang é conhecida como A Planície dos Jarros. O nome procede. Ali a paisagem é dominada por uma estranha coleção de gigantescos jarros de pedra; pedra constituída de arenito, granito e coral calcificados. O lugar também é chamado de Stonehenge asiática.

O local, que foi descoberto no final dos anos de 1920, é um mistério fascinante para arqueólogos e outros cientistas. Os vasos pesam até 13 toneladas e têm entre 1 a 3 metros de altura. Foram datados em cerca de 200 anos a 300 anos, e seu propósito é completamente desconhecido dos estudiosos. (Há quem diga que os jarros têm milênios de idade).

A arqueóloga francesa Madeleine Colani que estuda há algum tempo o enigma da planície acredita que esses megalitos foram confeccionados/modelados por uma civilização ou nação já extinta e que os jarros, possivelmente, foram usados como crematórios não se sabe exatamente de quê. A arqueóloga ainda chama a atenção para o fato de que os jarros estão dispostos segundo um padrão que segue uma antiga rota de comércio.

A Planície dos Jarros é bastante vasta porém nem todas as áreas são abertas ao público. Infelizmente, o sítio arqueológico, embora remoto, não escapou da guerra do Vietnã. Durante os anos de 1960 e 1970, o Laos foi o país mais bombardeado do mundo. Muitas das gigantescas peças foram danificadas. Crateras foram abertas na planície e, pior, muitas das bombas lançadas, não explodiram e são um perigo para visitantes, um perigo que só não é maior do que o das minas terrestres que também infestam, silenciosas e letais, enterradas, o subsolo da região.





Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Geólogos acham possível continente submerso a 1.500 km do RJ.
Imagens de satélite revelam cidade de civilização perdida na Líbia.
Descoberta na Bósnia pirâmide de 25 mil anos.
Do Brasil a Bolívia: O misterioso caminho de Peabirú.
Misteriosa estrutura é descoberta no mar da Galileia.
Gil Perez: Um possível caso de teletransporte no Século XVI.
A estrutura de Richat: O olho da África.
Misteriosa pirâmide chinesa do monte Baigong.
As cidades perdidas da Amazônia.
Misteriosos discos de Dropa.
As misteriosas pedras de Ica.
O mistério de Samaipata.
Cidade fantasma turca: Cidade das 1001 Igrejas.
Misteriosas esferas são encontradas no deserto do Arizona.
Ilustrações de Terror de Sanjulián.
Vila sérvia alerta sobre volta de fantasma de vampiro.
Mulher afirma ter dado a luz ao filho do capeta.
Dia 31 de outubro o dia do Saci.

Um comentário:

Topo