O significado do Olho de Hórus

em 17/07/2013


Olá atormentados amigos e atormentadas amigas...O texto abaixo é mais um que falará sobre mistérios do Egito antigo. Como vocês já podem ter lido na postagem "Luxor, a cidade dos enigmas" (Clique aqui para recordar), eu recebi a sugestão de um leitor, ou leitora, anônimo (a), de postar alguns textos que faziam referência ao misterioso e antigo império às margens do Nilo. Topei a ideia e essa é mais uma postagem desse tipo.

O que é o olho de Hórus?

Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de Hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde.

Atualmente, o olho de Hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado, além de proteção, e por isso é bastante usado sua imagem para fazer tatuagens, em diversas partes do corpo.

Significado do Olho de Hórus

Existe uma lenda, de que o olho de Hórus é composto por duas partes, o olho esquerdo, e o direito, onde o olho esquerdo simboliza a lua, e o direito, o sol. A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem então ao que hoje é conhecido como o olho de Hórus.

Olho de Hórus Direito e Esquerdo

O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras, palavras e números, e é mais voltado ao universo de um modo masculino.

O olho esquerdo representa a informação abstrata, é representado pela lua, e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual.

Olho de Hórus na Maçonaria

O olho de Hórus faz parte dos símbolos dos Maçons, que para eles significa que eles estão sempre sendo observados por alguém, por um ser superior, pelo Grande Arquiteto do Universo. Às vezes, a Maçonaria coloca um triângulo no olho, pois eles tem uma preferência com o número três.

Abaixo poderemos conferir algumas imagens em que podemos vislumbrar os mítico olho.





Fonte: Significados.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

10 comentários:

  1. Ótima postagem!!!! Adoro essas curiosidades das civilizações antigas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonado por história de povos antigos e os mistérios que envolvem essas civilizações...

      Abrigado pela participação Aline...abraços...

      Excluir
  2. Postagem super interessante. Curti! Podemos esperar mais dessas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre que me deparo com algum assunto relacionado a história antiga, mistérios antigos ou mitologias eu tento trazer para o NS. Portanto teremos mais postagens desse tipo sim...rsrsrsr

      Abraços Monalisa...

      Excluir
  3. Seria bem informativo, fazer um post sobre Akenaton, ou Ameniphilis Iv, ou ainda Amenhotep IV, se não me fala a memória, e Nefertiti, pais de Tut-Ank-Amon, o como originalmete foi chamado Tut-Ank-Aton, e sobre como Akenaton idealizou a primeira religião monoteísta que se tem registro.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade d fazer a tatoo do olho direito = sol = representa o masculino! Sou mulher e já sou bastante sensivel, sentimental, preciso desse lado mais homem, tipo letras, números como e texto fala! Gostei!

    ResponderExcluir
  5. Bom... Somos fascinados por histórias que envolvem o lado obscuro da psiquê humana, ainda mais, sobre o Egito antigo. Porém, nem tudo que reluz é ouro...O tão famoso olho de Hórus nada mais é do que a representação da "obscura" glândula PINEAL. É! Esta sim existe! Tão somente existe que persiste adormecida na cabeça de cada um de nós, ou ao menos, de alguns. A relação que os antigos povos fazem com este símbolo esta ligada ao SEXTO sentido. Ah! Você sabe que não existe apenas seis sentidos, não é? Então! Neste exato momento você consegue sentir a presença das meias em seus pés? Acredito que você precisou pensar, não é? São os sentidos meu caro! Sentidos! Grande Abraço e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  6. A vaca da lady gaga é tão cretina que desenhou errado...
    Bastava abrir o google e pesquisar pela imagem de Horus pra ver que essa anta inverteu os olhos.

    ResponderExcluir

Topo