Semelhanças entre o Frade e a Freira (ES) e a Pedra da Galinha (CE)

em 04/03/2014

Olá meus caros amigos e amigas. Hoje a série de "Histórias e lendas brasileiras" terá um texto um pouco diferente dos demais. Hoje falaremos de duas formações rochosas, uma localizada no estado brasileiro do Espirito Santo e a outro no estado do Ceará, e falaremos de suas respectivas lendas e semelhanças.

O Frade e a Freira

O frade e a freira, são formações rochosas de granito localizadas em Itapemirim, cujos municípios limítrofes são: Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Está localizado no sul do estado do Espírito Santo, Brasil. Pode ser visto a partir da rodovia BR-101, no trecho de Vitória à divisa com o estado do Rio de Janeiro.


Há mais de 400 anos os frades andavam pela região sul do estado do Espirito Santo catequizando os índios. Esses fatos deram ainda mais respaldo a uma lenda local que fala, e dá nome da grande formação rochosa.

Lenda

Conta a lenda que um frade se apaixonou por uma freira que, com ele, semeava a fé cristã entre os povos nativos da região sul do estado do Espírito Santo.

O amor profano tomou conta do coração do moço, forte e honrado cavaleiro do exército de Jesus e da jovem freira. A ambos não era permitido o amor entre o homem e a mulher.

Diante do sofrimento de ambos, divididos entre o rigor do celibato e o amor, Deus condoeu-se deste martírio e não os separou e nem os uniu, mas permitiu que ficassem próximos, em respeitoso ato de oração, frente a frente.


E assim, eternizados na formação granítica natural, permanecerão confabulando juras de amor, ouvidas pelas tempestades e compreendidas pelos passarinhos às margens do Itapemirim.

Pedra da Galinha Choca - CE

Pedra da Galinha Choca é o nome dado a um dos mais conhecidos monólitos existentes no município de Quixadá, no Ceará, tendo seu nome derivado de sua curiosa forma. Está localizada a 5 km do centro da cidade. Até o começo do século XX era chamada de Pedra da Arara.


É um inselberg constituído de dioritos e granitos, que são rochas ígneas, ou seja, formadas a partir do resfriamento do magma. Assim como os demais monólitos da região, a Pedra da Galinha Choca está sobre um terreno cristalino, ou seja, é formado por rochas antigas e resistentes que surgiram anteriormente à era Cambriano, que com a erosão das chuvas e dos ventos afloraram acima da superfície.

Lenda indígena

Existe uma lenda indígena local, que menciona a pedra da Galinha. A lenda afirma que essa curiosa pedra seria a mãe de todas as outras pedras da região. A lenda menciona também que a atual localização do grande monólito não seria sua localização original. O grande monólito em forma de ave teria mudado seu local de repouso ao longo dos anos.


Semelhanças entre os dois montes rochosos

Enquanto eu procurava material a respeito da rocha chamada "O frade e a freira", não pude deixar de comparar o formato dessa formação ao formato de outra formação tão misteriosa quanto, trata-se "A pedra da galinha choca", que é uma rocha muito conhecida por já ter sido palco da filmagem de um filme dos Trapalhões.

O Frade e a Freira
A pedra da Galinha
Muitos de vocês meus caros amigos e amigas, já devem ter lido textos falando de possíveis indícios que apontariam para a presença de antigos povos como os Sumérios ou mesmo os Fenícios, na América do sul séculos antes da chegada dos portugueses. Eu mesmo já compartilhei muitos textos a esse respeito.

Dos mais interessantes textos que circulam na internet falando do assunto, aponto aqueles que falam da pedra da Gávea no Rio de Janeiro. Esses textos mostram indícios, como uma possível escrita, supostamente de origem fenícia, encontrada na misteriosa rocha. Muitas pessoas acreditam que a pedra da Gávea seria na verdade um túmulo construído pelos fenício. Todas essas histórias estão diretamente ligadas a estranha forma que essa rocha possui, por isso me deixei levar pelas semelhanças entre a rocha Frade e a Freira e a rocha Pedra da Galinha.



Fontes: Wikipédia, Explorador do Sertão e Jornal GGN

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
O fim do mundo segundo os Vikings.
Os geoglifos da Amazônia.
Crânios alongados ao redor do mundo.
O gigante adormecido e as três pedras do interior paulista.
A pedra do Reino e o massacre Sebastianista.
A ilha prisão de Fernando de Noronha.
Sambaquis, as milenares pirâmides do Brasil.
A história por trás das execuções medievais.
Antiga metrópole é encontrada na África.
Seriam as ruínas de Natividade da Serra - SP, restos de uma pirâmide?
As pirâmides ocultas da China.
A Pegada de Meister.
Presença egípcia no Grand Canyon.
As 35 pequenas pirâmides do Sudão.
As misteriosas inscrições da pedra de Ingá
Suposto altar Inca descoberto em Rondônia.
A pedra de Dighton
A pedra da CEE, intriga arqueólogos gaúchos.
A cidade perdida de Paititi
Fuente Magna, a pedra de Rosetta da América do Sul.
Os Anunnakis.
Os Sumérios, e os Deuses vindos do céu.

Um comentário:

  1. Olá, venho convidar a conhecer o mais novo
    sucesso dos agregadores de 2014,
    o Junto e Misturado http://www.juntoemisturado.com.br/

    ResponderExcluir

Topo