Rungholt, a Atlântida da Alemanha

em 06/08/2014


Uma charada ainda sem solução na história da Alemanha. Há décadas, cientistas debatem se a ilha Rungholt, no Mar do Norte, realmente existiu. Alguns acreditam que ela pode ter sido engolida pelas águas, alimentando um mito semelhante ao da cidade perdida de Atlântida.

Civilizações e territórios que desapareceram debaixo d´água costumam fascinar as pessoas, a Atlântida é somente o exemplo mais famoso, mas a Alemanha também possui sua lenda própria.

Tudo teria começado em 16 de janeiro de 1362, quando se acredita que a cidade de Rungholt tenha sido devorada pelo oceano, num castigo divino devido ao comportamento imoral de seus habitantes.

Mito ou realidade?

Desde então, muitos pesquisadores vêm tentando decifrar o mistério, em busca da ilha perdida. O etnólogo Hans Peter Duerr, por exemplo, encontrou um mapa antigo que dava conta da existência de Rungholt como parte da ilha Strand, no Mar do Norte, e até escreveu um livro sobre o tema, "Rungholt: em busca da cidade submersa".


Num estilo por vezes romântico, o etnólogo alemão narra a suas experiências no caminho rumo ao misterioso povoado. Ele também lança hipóteses que, para alguns, soam exageradas ou fantasiosas.

Possíveis localizações de Rungholt
Duerr supõe, por exemplo, que Rungholt existia como comunidade desde o ano 2500 antes de Cristo. A cidade só teria sido habitada durante um período muito curto na Idade Média.

O livro se perde um pouco no resgate de uma variedade incrível de argumentos, incluindo a descrição de rituais eróticos entre deuses e deusas, mas descreve um mundo que, independentemente de sua autenticidade, mostra-se tão fascinante quanto a própria lenda.

A perpetuação de uma lenda

Longe desses delírios, cientistas têm tentado reconstruir a existência de Rungholt com base em pistas razoavelmente concretas. Sabe-se que um cartógrafo chamado Johannes Meyer realizou em 1636 um mapa onde Rungholt aparecia. Mas isso não significa que ele tenha constatado que a ilha realmente existiu, já que tomou como referência outro mapa, de 1240.


Entre 1921 e 1938 foi possível resgatar objetos supostamente provenientes daquela comunidade, entre eles um testamento datado de 1345, em que se faz referência à localidade, e um acordo entre comerciantes de Rungholt e Hamburgo, de 1361.


Os dois documentos estão preservados no arquivo do porto de Hamburgo, no norte da Alemanha. Estes e outros indícios levam os pesquisadores a crer que 2 mil pessoas viviam em Rungholt até o século 14.

De qualquer maneira, a lenda da Atlântida alemã persiste e tem sido tema de músicas, livros e filmes. Há quem diga, inclusive, que em épocas de temporais no Mar do Norte é possível ouvir os sinos da igreja da cidade submersa.


A resposta a este quebra-cabeça não parece estar próxima. Não existem evidências suficientes para comprovar cientificamente a existência da cidade fantasma, e ao mesmo tempo os indícios já encontrados levam a crer que a história pode ser mais do que uma simples lenda. Este enigma ainda sem solução faz com que Rungholt permaneça sendo um autêntico mistério alemão.

Um mito local

Na região existe um curioso mito a respeito da cidade de Rungholt. Segundo esse mito, é possível ouvir o sino da igreja da cidade de Rungholt se você estiver navegando as águas da região próxima onde se localizaria a cidade, em dias de tormenta.


Fontes: Wikipédia e DW Notícias

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

3 comentários:

  1. Muito interessante !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a história dessa cidade, essa não sabia! :)

    ResponderExcluir
  3. Na cidade de São Vicente/SP, entrando uns 40 metros para dentro do mar, encontra-se uma pequena vila submersa. Dizem que foi um tsunami que atingiu este pedaço da costa brasileira.

    ResponderExcluir

Topo