Estudo afirma que pessoas menos inteligentes são mais conservadoras e preconceituosas

em 12/01/2017


Volta e meia surge alguma pesquisa um tanto polêmica, e o estudo abordado na matéria de hoje é um desses casos. Um grupo de estudiosos canadenses acabou relacionando inteligência a características como conservadorismo e preconceito. Confiram o resultado desse estudo mais abaixo e reflitam a respeito do mesmo, afinal estudos não são leis, logo podem ser questionados. A ideia aqui é promover o debate...

O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão da verdade” –Stephen William Hawking

Não é nova a ideia de que o conservadorismo e o preconceito estão ligados umbilicalmente. Vários estudos já realizados chegaram a essa conclusão. A novidade é que o posicionamento conservador e o preconceito podem estar ligados à baixa inteligência.

Um estudo feito por pesquisadores de uma universidade de Ontario, no Canadá, chegou a conclusões bastante interessantes: adultos de baixo QI ou com dificuldades cognitivas tendem a ter atitudes conservadoras e preconceituosas (racismo, homofobia, machismo etc).

O estudo foi dirigido pelos pesquisadores Gordon Hodson e Michael A. Busseri, do departamento de Psicologia da Universidade Brock, de Ontario, e foi publicado pela revista Psychological Science.

Os dados levam a crer que as pessoas menos inteligentes se sentem atraídas por ideologias conservadoras porque estas exigem menos esforço intelectual, pois oferecem estruturas ordenadas e hierarquizadas, onde o indivíduo pode se sentir mais confortável.

É bom deixar claro que inteligência nada tem a ver com escolaridade. Há vários exemplos históricos (como a Comuna de Paris ou a Revolução Russa) em que as classes mais baixas e com menos escolaridade se mostraram as únicas capazes de pensar de maneira progressista.

Hodson afirma que “menor capacidade cognitiva pode levar a várias formas simples de representar o mundo e uma delas pode ser incorporada em uma ideologia de direita, onde ‘pessoas que eu não conheço são ameaças’ e ‘o mundo é um lugar perigoso ‘…”.

A grande contribuição dessa pesquisa pode ser a criação de novas formas de combater o racismo e outras formas de preconceito. “Pode haver limites cognitivos na capacidade de assumir a perspectiva dos outros, particularmente estrangeiros”, entende Hodson, já que a crença corrente é que o preconceito tem origens emocionais, não cognitivas.

Fonte: Verdade Mundial

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



4 comentários:

  1. A velha falácia de atacar quem está falando por falta de argumentos lógicos para refutar a opinião alheia
    O lixo liberal está destruindo o ocidente seja com ideologia de gênero ou o politicamente correto
    Veja a Suécia como exemplo;https://youtu.be/aquhMUJsKuk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma falácia, falácia seria se a pesquisa simplesmente dissesse que os preconceituosos são burros e ponto. Agora, cabe a você refutar a pesquisa. Lembrando que o conservador de youtube Cheirando Rola até hoje se apega a uma pesquisa sobre famílias homossexuais que já foi refutada há muito tempo. Infelizmente vocês conservadores só estão ai pra confirmar essa pesquisa.

      Excluir
  2. Isso é fato. Essa pesquisa só veio a agregar. Lembrando que, você pode muito bem não concordar com algo, mas ser uma pessoa sem preconceito.

    ResponderExcluir

Topo