Representante da NASA afirma que o super-vulcão Yellowstone é mais perigoso que asteroides

em 21/08/2017


Muitas pessoa não acreditaram nas reportagens publicadas nos últimos anos em diversos sites e até em documentários que falam sobre o perigo que o super-vulcão do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, apresenta para a humanidade.

Aqui no blog Noite Sinistra já foram publicadas algumas matérias a esse respeito, conforme os amigos e amigas podem conferir clicando AQUI, AQUI e AQUI. Todas essas matérias geraram alguma repercussão por parte dos leitores aqui do blog, principalmente no Facebook, afirmando que essas matérias são exageradamente alarmistas. Apesar de acreditar que o Yellowston possa ser uma ameaça, também vejo as matérias e documentários a respeito do assunto como alarmistas, mas o interesse científico a respeito do tema existe, conforme pode-se observar na matéria abaixo.

Um representante da NASA se manifestou sobre a possibilidade de que o super-vulcão do Parque Nacional de Yellowston apresentar uma ameaça para a raça humana, e afirma que a agência norte americana esta trabalhando em uma solução para a questão.

A NASA estaria bolando um plano para possivelmente proteger a raça humana de uma possível erupção do antigo Super-vulcão Yellowstone ativo, que reside em um dos lugares mais bonitos do mundo, o Parque Nacional de Yellowstone.

Este super-vulcão que entra em erupção a cada 600.000 anos possui características tais como 10.000 fontes termais, vasos de lama, terraços e gêiseres, inclusive o gêiser chamado Old Faithful. E a última vez que o vulcão completou sua erupção foi a cerca de 600 mil anos atrás, o que é usado para apontar o risco de uma nova erupção, afinal de contas o ciclo de erupções do super vulcão estaria se iniciando.

Caso ocorra uma erupção do super vulcão em grande escala, virtualmente todo o noroeste dos Estados Unidos será completamente destruído e a erupção mataria tudo dentro de um raio de 160 km do Parque, imediatamente. Essa erupção cobriria todo o meio oeste dos Estados Unidos com cinza vulcânica e a produção de alimentos daquele país seria completamente eliminada. Um ‘inverno vulcânico’ que seria causado pela erupção iria esfriar radicalmente o planeta. Alguns cientistas acreditam que as temperaturas globais declinariam em até 20 graus, o que poderia ser catastrófico para toda a atividade agrícola mundial, causando a morte de milhões de pessoas devido a fome. Os Estados Unidos nunca seriam os mesmos após a erupção. Alguns cientistas predizem que se a cratera explodir, dois terços daquele país ficaria completamente inabitável.

De acordo com a estratégia da NASA, o objetivo é esfriar este super-vulcão, bombeando água para ele a alta pressão através da perfuração de um buraco de 10 quilômetros.

De acordo com Brian Wilcox do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) no Instituto de Tecnologia da Califórnia, o super-vulcão representa uma ameaça substancialmente maior que um asteroide ou a cometa.

Ele disse:
"Uma perfuração desta maneira poderia ser usada para criar uma usina geotérmica, que gera energia elétrica.

Você teria que dar às empresas geotérmicas incentivos para perfurarem um pouco mais profundo e usarem água mais quente do que o normalmente o fariam, mas você pagaria seu investimento inicial e obteria eletricidade, o que pode alimentar a área circundante por um período de potencialmente dezenas de milhares de anos. E o benefício a longo prazo é que você impede uma futura erupção do super-vulcão, o que devastaria a humanidade".

No entanto, perfurar um super-vulcão tem muitos perigos em potencial. Ele acrescentou:

"Se você perfurar o topo da câmara de magma e tentar esfriar a partir daí, isso seria muito arriscado. Isso poderia fazer a tampa sobre a câmara de magma mais quebradiça e propensa à fratura. E você pode desencadear a liberação de gases voláteis nocivos no magma no topo da câmara, que de outro modo não seriam liberados".

Fontes: OVNI Hoje e News Nation

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo