O massacre de Babi Yar

em 29/06/2016


Há 71 anos, no dia 29 de setembro de 1941, acontecia, em uma ravina em Kiev, Capital da Ucrânia, chamada Babi Yar, um dos maiores massacres de judeus e civis soviéticos, pelos nazistas, durante a segunda guerra mundial. E hoje, convido vocês meus caros Atormentados, a conhecer mais essa história.

História Macabra do Local

A ravina de Babi Yar é mencionada por registros históricos desde 1401 e através dos tempos sua área foi usada para diferentes propósitos, incluindo campos militarescemitérios, um dos quais, judeu, foi fechado em 1937. Após a invasão da URSS pelas tropas nazistas em junho de 1941, a cidade de Kiev acabou caindo em mãos alemães depois de 45 dias de batalha, em 19 de setembro. Poucos dias após a ocupação, as execuções começaram com o fuzilamento de 700 pacientes de um hospital psiquiátrico da cidade.

Em 28 de setembro, um aviso foi afixado pelos postes e muros de Kiev, dirigido aos judeus:

"Ordena-se a todos os judeus residentes de Kiev e suas vizinhanças que compareçam à esquina das ruas Melnyk e Dokterivsky, às 8 horas da manhã de segunda-feira, 29 de setembro de 1941 portando documentos, dinheiro, roupas de baixo, etc. Aqueles que não comparecerem serão fuzilados. Aqueles que entrarem nas casas evacuadas por judeus e roubarem pertences destas casas serão fuzilados".
Os judeus levados à ravina esperavam ser embarcados em trens. A multidão de homens, mulheres e crianças era grande o bastante para que ninguém tomasse conhecimento do que estava para acontecer, a não ser tarde demais. Todos passavam por um corredor de soldados gritando em grupos de dez e fuzilados; ao escutarem o barulho das metralhadoras do grupo logo à frente, não tinham mais como escapar.

O massacre foi realizado em dois dias, a cargo da unidade C do Einsatzgruppen, o esquadrão da morte das SS, apoiados por membros de um batalhão das Waffen-SS; unidades da polícia ucraniana também seriam usadas para agrupar e conduzir os judeus até o local de fuzilamento, o que provocaria uma grande discussão na Ucrânia após a guerra.




Além deste massacre, Babi Yar foi alvo de milhares de outras execuções durante os dois anos de ocupação nazista de Kiev. O número total de mortos na ravina não é exato, mas o número mais aceito, cerca de 100 mil, foi fornecido pelo cálculo de moradores obrigados a enterrar os corpos. Tempos depois, o campo de concentração de Syrets foi erguido no local e nele internados prisioneiros de guerra russos, civis comunistas e combatentes da resistência, que ali eram executados.

Quando os nazistas se retiraram de Kiev, fizeram tentativas de esconder os sinais das atrocidades cometidas durante os anos de ocupação. Entre agosto e setembro de 1943, o campo de Syrets foi parcialmente demolido e diversos corpos exumados e queimados, com as cinzas espalhadas pelas áreas vizinhas. Na noite de 29 de setembro de 1943, quando o campo estava sendo desmantelado, estourou uma revolta entre os internos e quinze deles conseguiram escapar; após retomar o controle da situação, os alemães fuzilaram os 311 sobreviventes.

Quando o Exército Vermelho retomou o controle de Kiev em novembro de 1943, o campo foi transformado num local de internamento de prisioneiros alemães e operado até 1946, quando foi totalmente demolido. Nos anos 50 e 60, a área virou um grande parque e um complexo de apartamentos.

O governo soviético sempre desencorajou que se desse ênfase ao massacre de judeus em Babi Yar, preferindo oficialmente que a tragédia fosse lembrada como um crime cometido contra todo o povo soviético e a população de Kiev. Diversas tentativas de se erguer um memorial judeu no local dos massacres foram adiadas. Em 1976 foi erguido um memorial em honra de todos os cidadãos soviéticos ali fuzilados, mas apenas em 1991, com o fim da URSS, os judeus puderam finalmente erguer seu próprio monumento.







Esse massacre acabou virando um filme e lançado em 2003

Babiy Yar (também conhecido como Babij Jar ) é um filme de 2003 dirigido por Jeff Kanew.

Filmado na Europa e dado um lançamento limitado nos cinemas, o filme narra os assassinatos em massa em setembro de 1941 de milhares de judeus, prisioneiros de guerra soviéticos, comunistas, ciganos (ciganos), nacionalistas ucranianos e reféns civis por divisões SS alemãs na localização título, uma desfiladeiro em Kiev (capital da Ucrânia).



By: Elson Antonio Gomes

Fonte: Isso é bizarro / Canal Zé da Adega

Quando amanhecer, você já será um de nós...


10 comentários:

  1. Parabens Nando! Seu blog ta cada vez melhor. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio...e seja sempre muito bem vinda...

      Excluir
  2. Nossa , seu blog é otimo tem tantas informações interessantes que eu fico em dúvida no que ler , parabéns pelo blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo elogio Carol...e seja sempre muito bem vinda ao nosso blog...

      Excluir
  3. Passo horas lendo seus posts.parabéns pela informação,sinistro demais.Continue sempre.na paz e na saúde,Deus te cuide.

    ResponderExcluir
  4. cara o blog esta cada dia melhor... aproveito para divulgar que em breve teremos novas hqs de terro nas bancas
    https://www.facebook.com/editoralorentz/
    curtam e aguardem as novidades.

    ResponderExcluir
  5. Assuntos sobre a segunda guerra são sempre muito interessantes. Leio muito sobre esse tema! O mais impressionante é que aconteceu não faz muito tempo, não tão distante de nós... e o rumo do mundo e consequente de nossas vidas (se é que teríamos vida) poderia ser bem diferente!
    Comecei a ler um livro sobre como seria o mundo se Alemanha tivesse ganhado a guerra, mas achei meio chato o começo e não consegui ler ele inteiro. Não consigo lembrar o nome.

    Seria um bom tema para os próximos posts... será que a Argentina iria ser dona do Brasil??

    ResponderExcluir
  6. meu deus...que dor no coração...nem as crianças eram poupadas....a última foto é de chorar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato...esse é um dos casos mais trágicos da história muito por conta dessa crueldade...

      Excluir

Topo