11/10/2012

Múmias Sul Americanas


Olá galera tudo bem? Espero que sim...Sempre que falamos em Múmias lembramos do Egito, certo? Mas aqui na America do Sul, também podemos encontrar algumas múmias, algumas com até 1500 anos, especialmente nas proximidades da Cordilheira dos Andes. Muitas dessas mumificações ocorreram devido a fenômenos naturais, tais como soterramento por gelo, mas haviam povos pré incaicos, como as civilizações de Nazca e Mochica, que realizavam esse ritual de preservação dos mortos, sendo muito comum os mortos serem sepultados com alguns dos seus pertences.

O Rei do algodão:


A múmia acima foi batizada, com esse estranho nome, devido a forma com que foi descoberta. O Rei do algodão, quando desenterrado do pátio de uma escola, na favela de Tupac Amaru, estava enrolado em um casulo de 135 quilos de algodão. A medida que os pesquisadores, "desenrolavam" a múmia, acabaram descobrindo que junto com ela se encontrava outra múmia, no caso um bebê. Os pesquisadores acreditam que ambos eram parentes, e pertenciam a nobreza, visto a quantidade de objetos e adornos encontrados no casulo.

As escavações em Tupac Amaru, acabaram revelando em torno de 120 "caixões" de algodão. Esse sítio arqueológico, Puruchuco-Huaquerones, seria um cemitério Inca, datado de 1438 - 1532.

Ainda em Tupac Amaru, puderam ser encontrados outros 2200 esqueletos, mas esses sem o embrulho de algodão, o que leva os especialistas a acreditar que os embrulhos eram concedidos apenas a indivíduos da nobreza.
Bebê encontrado junto com o Rei do Algodão

Sarcófago de algodão

Múmias Nazca:



A cabeça acima pertenceu a uma mulher encontrada nas ruínas de Cahuachi, ao sul de Lima. No local foram encontrados outros dois esqueletos. Segundo os historiadores, eles teriam sido sacrificados, uma vez que Cahuachi, seria um local de cerimônias para os povos Nazca, 300 a 800 dc. No local também foi encontrado uma grande quantidade de cerâmica.

Múmias de Salta:



Em 1999, nas proximidades do vulcão de Llullaillaco - Chile, foram encontrados três corpos congelados. Todos com mais de 500 anos. Elas também são conhecidas como as múmias de Llullaillaco. Os cadáveres são de uma adolescente de 15 anos (foto acima), conhecida com La Doncela, uma menina de 7 anos, La Niña del Rayo e um menino de 6 anos de idade, El Niño. A tumba foi descoberta a uma altura de 6715 metros. Alguns estudiosos acreditam que os três tenham sido sacrificados, segundo eles os três teriam vindo de Cuzco, a centeas de quilômetros, essa hipótese derrubaria a ideia inicial de que eles teriam sido vítimas da montanha. Em toda montanha foram encontradas outras tumbas, algumas até ricas em ornamentos de ouro e prata. Mas nenhum sítio apresenta corpo em tão perfeito estado de conservação como o da "La Doncela".
La Niña del Rayo
El Niño
Múmias Chachapoya:



As duas múmias acima pertenciam ao povo Chachapoya. Esse povo construiu cidades fortificadas ao longo dos andes amazônicos por séculos, mas em 1450 foram conquistados pelos Incas, e aliando - se, posteriormente, aos espanhóis, o que acabou não sendo uma grande ideia...

Abaixo você poderá conferir mais algumas imagens de múmias encontradas na América do Sul.




Juanita, essa é outra "celebridade" dentre as múmias Sul Americanas

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Links Relacionados:
Os Nefilins.
Múmia Alienígena encontrada no Peru.
O Misterioso Portal de Amaru Muru.
Cromeleque de Calçoene - "Stonehenge brasileiro".

3 Comentários
Comentários
3 comentários:
  1. Otimo Post

    Divulgue o seu Blog no Tsunami de Links e receba um Tsunami de visitas.

    http://tsunamidelinks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Como ocorreu a preservacao das mumias?

    ResponderExcluir

Página do Facebook

Publicidade 1

Vídeos Interessantes

Publicidade 3

Postagem em destaque

Lauren Kavanaugh: A menina que viveu 5 anos em um armário