Os mistérios de Tiahuanaco

em 14/10/2012


Saudações amigos Atormentados...Venho hoje continuar a explorar os mistérios dos Andes, Tiahuanaco, uma antiga cidade na Bolívia que abriga alguns dos maiores mistérios arqueológicos do nosso continente, como o monumento mais famoso de Tiahuanaco, "O portal do sol", uma gigantesca escultura talhada em um único bloco, que mede 3 metros de altura, 5 de largura e pesa mais de 10 toneladas. No topo do monumento a imagem do deus "Viracocha" é rodeada de 48 efígies, 32 faces humanas e 16 cabeças de condor.

Mistérios
Espalhados nos arredores de Tiahuanaco estão blocos de arenito com peso de 100 toneladas que sustentam monolitos com mais de 60 toneladas. Superfícies lisas com canaletas exatíssimas ligam-se à gigantescas pedras, tendo entre si grampos de cobre perfeitamente encaixados. Em blocos de pedra de 10 toneladas, encontram-se furos de 2,5 metros de comprimento, cuja finalidade é desconhecida.


Tiahuanaco
A cidade de Tiahuanaco, Bolívia, hoje um sítio arqueológico, além de muitos mistérios em torno de seus monumentos possui um panorama de outro planeta. A região é árida e qualquer esforço físico é uma tortura para quem não é dali, pois está a mais de 4.000 metros de altitude.

Uma das engenhosidades da região se estende por uma área de 4.000 metros quadrados. São elevações artificiais (pilares) cujo topo, absolutamente planos, sugerem que ali existam edifícios soterrados. Seus exímios arquitetos viveram entre os anos 1580 a.C. e 1200. De acordo com arqueólogos bolivianos, o que hoje é visto no sítio arqueológico de Tiahuanaco não representa nem 5% do que era essa cidade no passado. São capítulos desconhecidos da história, mas que ainda podem ser testemunhados ao caminhar, sem pressa, pelas margens do Lago Titicaca.


Lenda
Uma lenda é a única explicação para a origem do povo Tiahuanaco. Ela descreve uma espaçonave dourada, vinda das estrelas. Nela teria vindo uma mulher, Orjana, com a missão de tornar-se a mãe da Terra. Orjana tinha membranas entre os dedos, como nadadeiras no lugar das mãos. Ela deu à luz 70 filhos e regressou em seguida às estrelas. De fato existem rochas em Tiahuanaco com desenhos que mostram seres de 4 dedos. Não há explicação plausível nem sobre a origem, nem sobre o fim dessa cultura.

Grande Ídolo
Uma espécie de soldado esculpido em arenito vermelho, com 20 toneladas, tem mais de 7 metros de altura e idade de 27.000 anos. Foi achado no "velho templo", uma edificação de arquitetura primitiva e rude que contrasta com a riqueza de detalhes e precisão com que estão gravados registros astronômicos no corpo do Grande Ídolo.



Calendário
Foi achado na lama seca em Tiahuanaco um calendário pré-histórico que apresenta os equinócios, as estações do ano e as posições da Lua em cada hora, mesmo levando em conta a rotação da Terra!

Incas
Estudiosos acreditam que a cultura Inca teve origem no povo Tiahuanaco. Com uma arquitetura, estrutura social e política únicas, ergueram um império que se estendeu da Colômbia à Patagônia argentina até seu aniquilamento pelos espanhóis, na primeira metade do século 16.

Novamente verificamos que as ruínas presentes nos países latinos nos impressionam. Tanto por sua complexidade, tal como o refinamento destas antigas civilizações, denotando que o que acreditamos saber sobre eles não é 100% correto.





Quando amanhecer, você já será um de nós...

Links Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo