Problemas para sentir cheiros? Você pode ser um Psicopata

em 09/10/2012

Um estudo publicado na última semana na revista Chemosensory Perception pelos cientistas da Universidade Macquarie da Austrália, Mehmet K. Mahmut e Richard J. Stevenson, diz que pessoas com dificuldades para sentir aromas, podem ter transtornos psicóticos.


A psicopatia é um transtorno que se caracteriza pela insensibilidade, a manipulação e condutas altamente antissociais, traços que inclusive podem ser identificados em pessoas saudáveis e funcionais. O estudo demonstrou que as pessoas com estes traços têm um problema no funcionamento da parte frontal do cérebro área que se encarrega do planejamento, controle de impulsos e de atuar conforme às normas sociais. No entanto, os pesquisadores concluíram que uma disfunção nesta área, está relacionada à deficiência em perceber cheiros.

Mahmut e Stevenson analisaram se um deficiente senso de olfato está intimamente relacionado a altas tendências psicopatas. Para isso, primeiro analisaram a capacidade olfativa dos participantes e seus níveis de psicopatia, baseando-se em 4 características: manipulação, insensibilidade, estilos de vida e tendências criminosas. Ademais, levaram em conta a capacidade de empatia com os demais.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas com tendências psicopatas notavelmente mais altas, são bem menos propensas a identificar e diferenciar cheiros, inclusive sabendo do que se tratava. Isto se traduz em que os processos olfativos são menos eficazes em pessoas com tendências psicopatas.

Isto é apenas um breve repasse pelas mentes criminosas que, como a história já subscreveu, em geral são das mais brilhantes. No entanto, os psicopatas agem baseando-se inconscientemente em uma equação que funciona mais ou menos assim: em ocasiões, a violência e atrocidade do crime é diretamente proporcional a inteligência do assassino.

Os autores concluíram que estes resultados confirmam a premissa que propõe que o mau funcionamento na parte frontal do cérebro não necessariamente está relacionada a tendências psicopatas. No entanto os teste olfativos, por sua fiabilidade, podem marcar uma tendência nas pessoas com este transtorno, já que dificilmente estes testes podem ser falseados. No popular: nem toda pessoa que tem problema para perceber aromas é psicopata, mas, em geral, os psicopatas tem sim um grande problema em fazê-lo.

Fonte: Metamorfose Digital.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Links Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo