16 bons filmes baseados na obra de Stephen King

em 19/09/2017


Para quem ainda não conhece, Stephen King é um dos maiores escritores da nossa geração. Considerado por muitos um mestre do terror, ele se consagrou escrevendo livros com histórias assustadoras que depois inspiraram grandes filmes de terror ou suspense, alguns deles veremos mais abaixo. Embora seu talento se destaque na literatura de terror/horror, ele escreveu também algumas obras de drama que também fizeram muito sucesso ao serem adaptadas para as telonas, como nos filmes.

Nos últimos anos, várias adaptações de seus contos e livros foram anunciadas, algumas realizadas, outras ainda não. O histórico cinematográfico de King é impressionante, afinal foram nada menos que 50 filmes baseados em seus livros e contos.

Eu tenho grande carinho pelos livros de Stephen King. Já faz algum tempo que não dedico um tempo a ler uma de suas obras, mas já li muitas, especialmente na minha adolescência. Sempre gostei do terror, e King me ajudou a manter uma regularidade na leitura, talvez se eu não tivesse descoberto seus textos, eu teria me afastado de maneira irreversível, do ótimo hábito de ler um livro.

A nova adaptação de It, romance de Stephen King, vem quebrando recordes de público — com uma semana de exibição, já virou o filme de horror mais bem-sucedido da história, em termos de bilheteria. Isso não significa que essa adaptação atingirá o status de ícone, mas serve para mostrar o quanto os amantes de terror estão ávidos por filmes do gênero e que o encanto do grande mestre.

Abaixo podemos conferir alguns bons filmes baseados na obra de King. Espero que apreciem...

A Colheita Maldita (Fritz Kiersch, 1984)



Um jovem casal (Linda Hamilton e Peter Norton) presencia um assassinato horrendo numa estrada e parte para Gatlin, a cidade mais próxima, para avisar as autoridades. O local, contudo, parece abandonado e logo, eles são aprisionados por um grupo de crianças comandadas por um menino sinistro chamado Isaac Chroner (John Franklin). O garoto é um pregador que misteriosamente controla todas as crianças da região e conseguiu convencê-las a assassinarem todos os adultos para que o sangue seja utilizado para adubar uma colheita sagrada. E agora só resta ao casal lutar para fugir do mesmo destino.

Tenho um grande carrinho por esse filme, na verdade mais pelo terceiro filme dessa série, que foi o primeiro filme de terror que eu assisti.

Christine - O Carro Assassino (John Carpenter, 1983)



"Christine" não é um automóvel comum. É um carro que inclui entre os seus equipamentos uma força maligna destrutiva que mais parece ser movida a sangue ao invés de gasolina. Porém, com sua beleza reluzente, Christine seduz seu dono e não poupará crueldade para eliminar quem se coloca entre eles. Acho sensacional como as pessoas se engasgam ou ficam presas misteriosamente quando estão dentro do carro ou como ele se reconstrói sozinho e os seus faróis se acendem parecendo mais um par de olhos malignos. Ótimo filme do mestre do terror John Carpenter, o mesmo criador da franquia Halloween.

Carrie, a Estranha (Bryan DePalma, 1976)



Vários personagens dos livros de Stephen King são denominados de iluminados, condição melhor explicada em sua saga A Torre Negra , por justamente possuírem poderes sobrenaturais. Carrie White é uma dessas pessoas. Ela não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com sua mãe, uma fanática religiosa, que a reprime. Sue Snell, uma das alunas que zombavam dela, fica arrependida e pede a seu namorado que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma armadilha para ridicularizar Carrie em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que Carrie possui e muito menos a sua capacidade vingança quando está repleta de ódio. Baseado no primeiro livro de King, esta é também a primeira e uma das melhores e mais conhecidas adaptações para o cinema de uma obra desse escritor. Curiosidade: King não gostou do resultado do livro ao terminar de escrevê-lo, e jogou a obra em uma lata de lixo. Sua esposa recuperou o material e incentivou ele a enviar para um editor avaliar o mesmo (algumas fontes dizem que foi a própria esposa de King que enviou o material para o editor sem o conhecimento de Stephen). O resultado? Um dos livros mais celebrados pelos fã, e lembrado até hoje.

O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980)



Durante o inverno, um homem chamado Jack Torrance (Jack Nicholson, em uma das melhores atuações da história) é contratado para ficar como vigia em um hotel e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, depois de entrar no quarto 237, onde mórbidos assassinatos aconteceram, ele começa a ter visões e, enlouquecido, passa a querer matar sua esposa e filho. O Iluminado não é só um dos melhores filmes baseados em livros de Stephen King, é também um dos maiores clássicos do terror e da história do cinema. Mas, inexplicavelmente, King declarou não ter gostado do longa (talvez porque o final foi diferente do livro). Em 1997, King participou da produção de uma refilmagem desse grande clássico. Eu assisti as duas versões, e sou obrigado a dizer que o primeiro filme é imensamente melhor, apesar do segundo filme ser mais fiel ao livro, que por sinal é ótimo.


Louca Obsessão (Rob Reiner, 1990)





Paul Sheldon (James Caan) é um escritor famoso que sofre um acidente de carro, sendo socorrido coincidentemente por uma ex-enfermeira (Kathy Bates) que é sua grande fã. Ela o leva para sua casa e passa a cuidá-lo. Mas, ao ler os rascunhos do novo livro do escritor, percebe que sua personagem predileta será morta no fim da história, fazendo com que sua personalidade doentia se revele. Sem poder se locomover, Sheldon se vê à mercê das loucuras de sua "fã n° 1". O livro nasceu graças ao medo de Stephen King por seus mais fanáticos fãs. Por diversos momentos ele recebeu ameaças de morte de alguns deles caso não concluísse sua saga literária denominada A Torre Negra, que conta com sete livros e hoje está finalizada. O livro que deu origem a esse filme leva o nome de Misery. Esse é meu livro favorito do autor, e talvez o meu livro preferido no geral, talvez por esse motivo eu nunca tenha assistido ao filme.

Cemitério Maldito (Mary Lambert, 1989)



Recentemente os Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por duas coisas: os caminhões, que vivem fazendo barulho na estrada, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão relutantes em falar sobre o cemitério e eles tem um bom motivo para tal comportamento. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram naquele cemitério e descobrem que o local tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as conseqüências são inimagináveis. O filme inspirou a música Pet Sematary da banda de punk Ramones. Outra curiosidade é que King faz uma breve participação no filme interpretando o padre na cena do funeral da personagem de Missy Dandridge.

A Hora da Zona Morta (David Cronenberg, 1983)



Johnny Smith (Christopher Walken) é um professor de literatura que estava prestes a se casar quando sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao recobrar a consciência, descobre que perdeu sua carreira e Sarah Bracknell (Brooke Adams), sua noiva, mas em compensação ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer.

O Aprendiz (Bryan Singer, 1998)



Baseado no conto "Apt Pupil" (do livro "As Quatro Estações") de Stephen King, este filme conta a história de um garoto (Brad Renfro) que descobre que um de seus vizinhos (Ian - Gandalf e Magneto - McKellen, em grande atuação) é um ex-criminoso nazista, que vive com outra identidade em sua cidade. Para não entregá-lo às autoridades, ele exige que o vizinho lhe conte as mais terríveis histórias sobre a II Guerra Mundial. A partir de então um tenso jogo psicológico surge entre os dois, ameaçando a sanidade do jovem. Brad se mostrava um ator prodígio, mas morreu de overdose aos 25 anos em 2008. No Brasil o livro As Quatro Estações foi lançado como uma série, em uma de suas edições, sendo dividido em quatro livros, cujos nomes são: Primavera Eterna, Outono da Inocência, Inverno no Clube e Verão da Corrupção. Foi assim que eu li o livro As Quatro Estações, em forma de série. Verão da Corrupção, que é a fonte para o filme mencionado acima foi a segunda história de King que eu li, e admito que é uma das minhas favoritas. Não assisti ao filme, mas li muitas críticas boas a seu respeito.


Um Sonho de Liberdade (Frank Darabont, 1995)





Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank. Lá Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição. Adaptado do conto "Rita Hayworth e The Shawshank Redemption" (que está no livro "As Quatro Estações"), "Um Sonho de Liberdade" é um excelente drama, indicado a 7 Oscars e que sempre figura entre os melhores filmes de todos os tempos. Como mencionei antes, na divisão do livro As Quatro Estações, a história que deu origem a esse filme faz parte da subparte "Primavera Eterna".


À Espera de um Milagre (Frank Darabont, 1999)





Paul (Tom Hanks), é chefe de guarda de um corredor da morte durante o ano de 1935. Certo dia, chega em suas celas um prisioneiro imenso chamado John Coffey (Michael Duncan), acusado de estuprar e matar duas jovens meninas. Um relacionamento entre os dois surge durante o conviver, revelando que Coffey parece ser muito mais do que as impressões sugerem. Esse é um dos meus filmes favoritos, apesar de ser uma história mais dramática.


Conta Comigo (Rob Reiner, 1986)




Em uma pequena cidade florestal do Oregon, quatro amigos - o sensível Gordie (Wil Wheaton), o durão Chris (River Phoenix), o destemido Teddy (Corey Feldman) e o acovardado Vern (Jerry OConnell) - estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Querendo ser heróis diante dos amigos e aos olhos da cidade, eles partem numa inesquecível viagem de dois dias que se transforma em uma odisseia de autodescoberta. Eles fumam escondidos, contam casos assustadores e descobrem que precisam ficar unidos e encontrar forças que nem imaginavam possuir. Conta Comigo é um filme raro e especial sobre a amizade e as indeléveis experiências do crescimento. Cheio de humor e suspense, o filme é baseado no romance "The Body", de Stephen King. "Na série As Quatro Estações", essa história está presente na parte "Outono da Inocência". Essa foi a primeira história de King que eu li. O filme é uma espécie de "aventura adolescente da década de 80", muitos dos elementos sombrios do livro de King não fazem parte da obra cinematográfica. Achei o filme chato, afinal eu guardo grande carinho pela história, mas recentemente pude ler a história novamente, e constatei que essa é uma história chata, em se tratando de Stephen King. Porém continuo guardando grande carinho por ela...rsrsrs.

O Nevoeiro (Frank Darabont, 2007)



Depois que uma violenta tempestade devasta a cidade de Maine, David Drayton - um artista local - e seu filho de 8 anos correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. Porém, um estranho nevoeiro toma conta da cidade, deixando David e um grupo de pessoas presas no mercado - entre elas um cético forasteiro e uma fanática religiosa. David logo descobre que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser fatal. Mas conforme o grupo tenta desvendar o mistério, o caos se instala e fica evidente que as pessoas dentro do mercado podem tornar-se tão ameaçadoras quanto as criaturas do lado de fora. Terceira e ótima adaptação de obra do King pelas mãos do diretor Frank Darabont, que pelo visto deve ser um grande admirador do escritor.

Janela Secreta (David Coepp, 2004)



Johnny Depp vive uma espécie de alter ego de Stephen King. Ele interpreta um autor acusado de plágio por um estranho homem, que o caça clamando por vingança. Apesar de ser um autor extremamente ativo, com obras sendo lançadas em curtos períodos, King já passou pela situação de ser acusado de plágio. Esse filme meio que me decepcionou. Eu esperava mais de um filme baseado em uma obra do King, e como o papel principal entregue a Johnny Depp. Nesse filme, nem tudo é o que parece ser...


Cujo (Lewis Teague, 1983)





O cachorro é o animal de estimação de um garoto chamado Brett Camber, que vive num sítio nas proximidades de uma pequena cidade do interior no norte dos Estados Unidos, em Castle Rock, no Estado do Maine. O garoto mora com sua mãe, Charity, uma mulher infeliz no casamento com Joe, um mecânico de automóveis egoísta que só está preocupado com seus interesses pessoais, deixando a família para segundo plano. Ao perseguir um coelho pelo mato, Cujo acaba entrando com a cabeça numa caverna infestada de morcegos doentes, onde um deles morde seu nariz e lhe transmite a terrível raiva. Aos poucos, o anteriormente dócil cachorro vai se transformando num monstro assassino, num aspecto extremamente ameaçador.

Chamas da Vingança (Mark L. Lester, 1984)



"Chamas da Vingança" conta a história de Andrew McGee (David Keith), um homem que, quando jovem, participou de uma experiência científica na faculdade e, depois que uma substância misteriosa foi injetada em sua corrente sanguínea. Sua filha Charlie (Drew Barrymore) acaba herdando a capacidade de provocar incêndios com a ajuda da mente. Juntos, pai e filha devem fugir de uma agência governamental que descobre os poderes adquiridos por Charlie.

It - Uma Obra Prima do Medo (Tommy Lee Wallace, 1990)



Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 27 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Quem sente sua presença é Michael Hanlon, um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier, Eddie Kaspbrak, Stanley Uris, Beverly Marsh Rogan, Ben Hanscom e William Denbrough, pois todos os sete quando jovens, viram "A Coisa" e juraram combatê-la, caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas. Só o final que deixou a desejar, mas este filme é um clássico! A primeira parte do filme me lembra um pouco o filme Conta Comigo, como aquele tipo de "aventura adolescente da década de 80". O filme não choca muito, mas admito que o palhaço é um sujeitinho bizarro.


Bom pessoal, as imagens e a lista de filmes foi tirada do blog Monte Olimpo. Eu tentei colocar um pouco das minhas impressões a respeito dos filmes e dos livros, ou contos, com os quais eu tive contato. Eu colocaria nessa lista o filme "Mangler, O grito do Terror", de 1995, dirigido por Tobe Hoper. Gosto demais desse filme que conta com a participação de Robert Englund (Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo).

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grande escritor, esse cara é fantástico. Excelente post parabéns :DD

    ResponderExcluir
  3. De todos ai, meu preferido é o "The Green Mile", outro que gostei bastante é o "Christine".

    ResponderExcluir
  4. esqueceu "Sobre a redoma"

    ResponderExcluir
  5. Cara para mim falto um classico que assisti em VHS com quase 5 horas de filme - Rose Red a Casa Adormecida

    ResponderExcluir

Topo