Horror da feitiçaria na África

em 28/02/2013


Olá meus digníssimos amigos e amigas...Dias atrás eu publiquei aqui no Noite Sinistra uma notícia que falava de uma criança albina que teria tido uma de suas mão amputada por bandidos, que pretendiam vender a mão da pobre criança como um amuleto (clique aqui para recordar). Pois bem, esse fato me levou a pesquisar um pouco sobre o assunto, o que acabou por resultar no texto abaixo...espero que apreciem!!

O caso a seguir é parte de uma reportagem investigativa à respeito de práticas envolvendo feitiçaria na África do Sul às vésperas da Copa do Mundo de 2010.

O desaparecimento de Sibisuso Nhatave, um garoto de 14 anos, deu início a uma intensa busca policial na província de KwaZulu-Natal no leste de Durban, uma das principais cidades da África do Sul. As autoridades temem que o desaparecimento esteja relacionado com a crescente onda de feitiçaria que o país vem experimentando nos últimos anos e que o rapaz seja mais uma vítima dos praticantes de magia negra.

Sibisuso desapareceu enquanto retornava do colégio, amigos próximos a ele afirmam que essa foi a terceira vez que elementos ligados a grupos praticantes de feitiçaria tentaram sequestrar o rapaz. Sibisuso é albino e para algumas tribos, o albinismo é visto como uma manifestação mística. Em termos gerais, o sacrifício de uma criança albina é consideravelmente mais valioso que o de uma criança comum.

Albinismo é uma condição genética hereditária, uma degeneração na pigmentação da pele cujo efeito é pele, olhos e cabelos claros. Tal condição é vista nessa parte da África como uma ligação mágica com o mundo espiritual. Os albinos segundo as crenças são abençoados por espíritos ou possuem uma ligação mística latente que os diferencia. Essa crença tem colocado em risco a vida de inocentes.

Jornais da África do Sul vêm chamando a atenção para esses casos há meses. Uma verdadeira febre de feitiçaria têm se espalhado entre a população que redescobriu alguns antigos costumes tribais. Templos rústicos nos subúrbios super-populosos na Cidade do Cabo, Durban, Pretória, Maputo e Johannesburgo se multiplicam, conduzindo abertamente rituais que eram até algumas décadas atrás duramente reprimidos pelo regime do Apartheid.


"Muitas pessoas acreditam que essas coisas acontecem apenas nas áreas rurais ou bem longe das cidades, mas estão enganadas", comentou o detetive Borand Treassou que trabalha em Durban. "Feitiçaria e rituais que envolvem sacrifícios humanos são mais comuns do que se pode imaginar, e eles estão acontecendo nas grandes cidades, envolvendo um número cada vez maior de pessoas".

Para reforçar seu ponto, o policial apresentou alguns panfletos que são distribuídos nas ruas de Durban. Neles, alegados feiticeiros e shamans prometem vantagens para aqueles que buscarem seu aconselhamento. Alguns prometem ser capazes de interceder junto a espíritos por intermédio de cerimônias de sacrifício. "É claro, nenhum feiticeiro diz publicamente que realiza sacrifícios, mas eles ocorrem e todos sabem disso".

Treassou apresentou também um vídeo filmado pelos policiais durante uma batida a um desses templos nos arredores da província de Famasi. Nele podem ser vistas centenas de pessoas participando de uma espécie de ritual de magia negra onde crianças seriam sacrificadas.

A irmã mais velha de Sibisuso, Zulmira Nhatave que também é albina confirma essa informação: "Tivemos de nos mudar várias vezes. Tínhamos medo que algo pudesse acontecer, pois há pessoas muito más que perseguem pessoas como eu e meu irmão", relatou a garota que ainda teme pela sua vida.

A polícia de Durban realizou pelo menos 14 grandes operações para coibir a prática de magia negra. "Em mais de uma ocasião testemunhamos concentrações de 300 pessoas envolvidas nas celebrações" contou o policial. As diligências da recém criada Secretaria de Repressão aos Crimes envolvendo tradições étnicas, efetuou mais de 200 prisões. A divisão tem um apelido muito sugestivo, são chamados de "Caçadores de Feiticeiros".

Apesar dos esforços das autoridades é muito difícil combater esse tipo de crime na África do Sul. Em primeiro lugar porque o país ainda se encontra muito sensibilizado à respeito de qualquer tipo de proibição imposta a liberdade religiosidade. Por décadas, o povo sul-africano foi proibido de exercer sua cultura religiosa e quando o Apartheid enfim foi desarticulado uma das primeiras leis instituídas foi a que garantia liberdade religiosa. Na verdade muitos grupos chamam a Secretaria de Repressão de fascista e criticam a sua ação.

"Recebemos muitas ameaças" revelou um investigador ligado à secretaria, "é claro, fazemos nosso trabalho, mas tememos pela segurança de nossas famílias e entes queridos". O mesmo policial que não quis se identificar disse que alguns de seus colegas simplesmente desistiram de trabalhar nessa divisão por temer a ação das gangues comandadas pelos feiticeiros. Policiais foram assassinados e famílias aterrorizadas.

Enquanto isso, albinos continuam a se sentir ameaçados. Assim como o rapaz desaparecido e sua irmã, Jogo Yathave, de 16 anos, morador de Pretória se diz aterrorizado. Segundo ele, muitos jovens albinos vivem com medo e evitam sair de casa sozinhos depois do cair da noite. "Há gangues especializadas em encontrar, perseguir e raptar jovens que são vendidos como sacrifício. Jovens albinos podem valer muito para esses criminosos".

No passado, albinos eram vistos como pessoas de sorte; um costume muito popular envolvia apertar a mão de albinos e assim obter "boa sorte". Mas hoje as coisas são bastante diferentes. O número de mulheres e meninas albinas vítimas de violência sexual é alarmante. Algumas pessoas acreditam que ter relações com uma mulher albina traz virilidade.

Práticas envolvendo magia negra sempre fizeram parte da cultura sul-africana, mas nos últimos anos elas tem conquistado um grande número de adeptos. O grande número de "casas de ritual" é prova cabal dessa ascensão espiritual. O número delas segundo um levantamento oficial aumentou 200% nos últimos dois anos.

"Nada temos contra manifestações pacíficas religiosas" disse o porta voz da Secretaria, "nossa meta é reprimir as formas de violência e coerção". O trabalho não têm sido tão fácil. Sofrendo ameaças e pressões, os "Caça Feiticeiros" operam com cuidado e gravam cada uma de suas operações para demonstrar que agem de acordo com a lei. Eles acabam enfrentando grupos capazes de verdadeiras atrocidades.

"Já houve casos em que quadrilhas chefiadas por feiticeiros vendiam órgãos arrancados de crianças e guardados em garrafas. Em outro caso horrendo, um bruxo foi preso com um cobertor feito com a pele de albinos". disse Treassou. Nas ruas de Durban há um verdadeiro mercado negro envolvendo sangue, cabelos e genitais de albinos que podem ser negociados no submundo das grandes cidades. Nesses lugares quase tudo pode ser comprado e obtido.

A Magia Negra também parece estar em alta em nações no norte do continente. Em países como a Tanzânia, o governo instituiu leis para combater o problema. Lá, garotas albinas tem sido estupradas por homens que acreditam que elas tem o poder de curá-los da AIDS.

Lawrence Mthombeni, um político negro e albino da África do Sul comentou: "Há crenças absurdas em certas comunidades negras. Algumas pessoas acreditam que albinos envelhecem mais lentamente ou que falam com fantasmas". Em outras, nem mesmo a morte livra os albinos das depredações: túmulos e sepulturas são violadas e partes dos cadáveres simplesmente roubadas, alcançando um grande preço como artefatos mágicos.

A aparência física dos albinos é bastante distinta entre a população de maioria negra e fácil de ser percebida. "Se as pessoas fossem melhor informadas essas coisas não aconteceriam. Há muita desinformação e ganância em ação aqui".

Presidente da Sociedade dos Curandeiros Tradicionalistas, Sazi Mhlongo roga ao governo para que decrete ilegal a prática da feitiçaria na África do Sul.

"Pessoas que negociam muti (sangue) com os espíritos são bruxos. Eles precisam ser combatidos. Mas há sacerdotes decentes que não se envolvem com esse tipo de ritual, é preciso haver uma separação criteriosa", disse ele.

Para Mhlongo existem muitos aproveitadores que se apresentam como feiticeiros ou sacerdotes. "A maioria deles não passam de criminosos interessados em ganhar dinheiro fácil explorando as superstições alheias".

Existem cerca de 12,500 indivíduos com albinismo na África do Sul em uma população de 50 milhões. No mundo uma em cada 17,000 pessoas nasce com uma desordem de pigmentação.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

29 comentários:

  1. Qual a solução pra isso? Cristianismo neles!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fingir que nao li esse comentário ¬¬
      Cristianismo nao é a solução para nada já que sozinha ele é responsável por inúmeras perseguições.

      Excluir
    2. Hoje tudo que é pecado, coloca na conta do cristianismo. Quanta idiotice! Agora quer dizer então que os cristãos estão sacrificando albinos??

      Aff..

      Excluir
    3. Acho que é a solução sim. E as perseguições que você cita e das quais o Cristianismo é constantemente acusado, historicamente, nunca foram tão graves quanto se imaginou. Veja o exemplo da Inquisição em:

      ( http://www.caosdinamico.com/2012/04/inquisicao-espanhola-para-leigos.html )

      O tempo (e as deturpações da História) encarregaram-se de aumentar a extensão e a gravidade das violências cometidas em nome do Cristianismo.

      Avaliando a relação custo x benefício do Cristianismo percebe-se que ele ainda é muito positivo para a civilização. Lembre-se que o Cristianismo é a base da nossa civilização ocidental. Países que abandonaram esta fé (como a Coreia do Norte) só tiveram prejuízos (culturais, materiais, espirituais, morais, etc). Responda: onde seria melhor viver? Num país com tradições como as da África do Sul? Na civilização muçulmana (onde liberdade de religião e expressão inexistem e onde a mulher é desrespeitada)? Num país pró-ateísta como a Coreia do Norte (onde a religião é considerada uma atividade criminosa)? Ou na tão mau-falada civilização cristã ocidental? Pense bem antes de responder. Aliás...acho que nem precisa responder...

      Excluir
    4. Not sure if is sarcasmo ou ignorância.

      Excluir
    5. Cristianismo de cú é rola.

      Excluir
    6. cristianismo matou mais que os alemães mataram de judeu na segunda guerra mundial.

      A solução é a educação e uma boa base familiar, coisa qse impossivel numa comunidade tribal.

      Excluir
    7. Pq cristianismo??? Não pode ser judaísmo ou Islamismo??? Resumindo, o alienado vem e fala que religião é a salvação para os problemas do mundo!

      Excluir
    8. Verdade bora adicionar caça aos homossexuais ali também \o/

      Excluir
    9. tenho nojo de cristãos! que morram todos e todos os fanáticos religiosos que causam dor e sofrimento. PRA PUTA QUE PARIU COM RELIGIAO

      Excluir
    10. De todas as religioes sou sim a favor do cristianismo ou Judaismo tudo o que busca o bem estar das pessoas e bom. Os dez mandamentos da biblia por exemplo, vamos citar os dois primeiros: Amar a Deus sobre todas as coisas, quem ama a Deus e tem respeito a uma fé presa por agradar os seus mandamentos, (os outros 9) Amar o próximo como a si mesmo, quem ama as pessoas como ama a si propio, não comete homicidio, furtos, traiçoes, mentiras, invejas , etc... Se vc não tem respeito a lei humana mas tem alguma fé e respeita leis de Deus. Como as do Judaismo ou Cristianismo. Os 10 mandamentos, a chance de se tornar um criminoso ou assassino e bem menor.

      Excluir
  2. Terrivel, não dá nem para criticar os policiais que tem medo. Ter a familia ameaçada em um país com o cumprimento das leis tão frágil, é uma sentença. Acho que o cristianismo pode ajudar sim, oremos por eles, não tentando converte-los, pois é uma minoria de criminosos que faz isto e não a religião de um povo tão sofrido e ignorante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ellis e gay e tem a mae na zona já fudi ela toda aquela puta disfarçada.viva o satanismo

      Excluir
  3. As vezes penso que todas as dificuldades que esses povos passam,fome,sede,miseria,catastrofes naturais como no caso da china são apenas CASTIGOS DIVINOS pelos seus atos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que atos propriamente você se refere???
      E mais, seu "deus" é misericordioso ou vingativo? Pergunto isso pq se você se diz cristão, acho melhor rever seus conceitos.

      Excluir
    2. O deus em que vc acredita , o que é cheio de ódio, talvez agisse assim. A fome, a sede, a miséria, catástrofes naturais ( levando-se em consideração que os mais pobres são os que enfrentam as piores consequências ) são fruto, na verdade, de centenas de anos de exploração e descaso de gente cristã como você. Não vejo nenhuma diferença entre o sacrifício bárbaro de alguns com o mal que vc deseja a quem lhe diferente ou manifeste outra fé. Ignorantes existem em todas as crenças. Gente que se apega a deuses inexistentes e inúteis existem no mundo inteiro. Ferrando com a vida dos outros por conta de seus fanatismos.

      Excluir
  4. Racismo de todos os lados.

    ResponderExcluir
  5. o que é o que é.

    um pontinho branco no escuro.

    ResponderExcluir
  6. Cara muito bom adorei este blog ja esta nos meus favoritos

    ResponderExcluir
  7. Isso pode ser considerado racismo também certo ?
    Na africa basta nascer uma criança albina que ela precisa ser sacrificada ?
    Por coisas assim odeio crenças populares e religião.

    ResponderExcluir
  8. Em qualquer lugar do mundo, em qualquer época da historia humana, uma coisa sempre ocorreu e sempre vai ocorrer (em menor ou maior proporção): PERSEGUIÇÃO a todos aqueles que são "diferentes" da maioria ou que não "pensam" como a maioria. É da natureza humana, isso não vai mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é da natureza humana perpetuar a ignorância e o comodismo, a exploração, o status quo. " Deus quer assim "... Por isso expresso meu mais ardente desejo: que a raça humana seja extinta da terra.

      Excluir
    2. Não fala isso amiga, que assim eu ficaria sem leitores...opa espera...rsrs.

      No teu outro comentário vc fala de fanatismo...esse é o problema...FANATISMO!!!! Se apegar a um Deus num momento de fraqueza, é uma das grandes fontes de esperança para muitos desamparados. Esse é um aspecto positivo das religiões, mas daí vem os fanáticos e acabam com tudo...Quando falo de fanatismo estou me referindo a todas religiões...vc pode se referir a pessoas envolvidas com a política, fanatismo boleiro...

      Obrigado pela participação...amiga...

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Quero agradecer a todos que participaram, e aos que ainda participarão desse espaço de comentário...é muito gratificante ver o povo debatendo a respeito de algum texto publicado aqui no blog...

    Eu tenho o costume de usar alguns comentários como fonte de inspiração para algumas postagens, e aqui tem um material muito bom...rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. Nenhuma creepypasta pode ser tão perturbadora quanto a realidade.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Depois os africanos perguntam por que sofrem tanto. Um bando de bruxo macumbeiro

    ResponderExcluir
  14. Depois os africanos perguntam por que sofrem tanto. Um bando de bruxo macumbeiro

    ResponderExcluir

Topo